O Grupo ND, que comanda a NDTV, afiliada RecordTV em Santa Catarina, anunciou há duas semanas a intenção de instalar uma praça em Criciúma, no sul do estado, com programação local. SulBRTV apurou novidades em relação à instalação da oitava emissora do conglomerado midiático.
A primeira delas é em relação ao canal que será ocupado. Para cumprir a legislação, o canal da futura NDTV Criciúma tem que ser uma geradora. Atualmente existe uma repetidora (25.1), exibindo o sinal de Florianópolis. Na cidade, há três “espaços” para instalação de emissoras, todos ocupados: NSC TV (Globo), TV Primavera (RIT) e RTV (TV Brasil), classificada como geradora educativa, com legislação diferente.
A ideia é adquirir a TV Primavera, de propriedade de R.R. Soares. Mas representantes da Igreja Internacional da Graça de Deus, no Rio de Janeiro, que administram as emissoras do missionário, negam que o canal criciumense será vendido. No início da década de 2000, o canal pertencia à RecordTV, e fontes à época, comentavam que o 12VHF foi vendido “a preço de banana” para Soares.
Caso as negociações não avancem, uma possibilidade é o Grupo ND usar a concessão de Xanxerê, que atualmente está desativada. Para isso, vários imbróglios precisam ser resolvidos. Um deles, de caráter geográfico: Xanxerê fica no oeste do estado, a aproximadamente 500km de Criciúma. Na região sul, não haveria outro “espaço” livre para ser ocupado.
SulBRTV apurou também que é uma agência de publicidade de Criciúma que ficou encarregada de fazer a campanha de lançamento, que seria ainda em 2020. Os trabalhos de marketing já iniciaram.
O encontro de Marcelo Petrelli, presidente do Grupo ND, no fim do mês passado, com empresários da região foi tratado como a “pedra fundamental” da nova emissora. Participaram o empresário Edson Dassoler, diretor do impresso “Tribuna de Notícias”, Olvacir Fontana, vice-presidente da FIESC, e as estrelas da NDTV, Cacau Menezes e Moacir Pereira, o qual escreveu em sua coluna que “...Petrelli revelou que a cobertura jornalística dos municípios do sul é uma das principais metas do Grupo ND, por sua importância econômica, social, história e política. E anunciou o propósito de dar visibilidade estadual pela Rede NDTV e nacional pela Rede Record”.
A NDTV possui hoje uma sucursal, com um jornalista e um câmera, em Criciúma, que cobre os fatos do sul catarinense.
Na região, a NSC TV (Globo) sempre esteve praticamente sozinha na disputa da audiência local.
Recentemente, a RTV (TV Brasil) realizou uma série de investimentos que a tornou a primeira emissora de Criciúma a exibir produção local em alta definição de forma contínua, além de ser a única com programação local em diversas faixas de horário. O canal ainda se mudou para uma estrutura maior.
A TV Primavera, por fim, é um canal essencialmente religioso, com jornalismo destinado a cumprir a legislação mínima diária. Vários funcionários foram demitidos durante a pandemia do novo coronavírus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Evite comentar assunto que não tem relação com o post.
Qualquer pessoa física, incluindo em modo de anonimato, poderá discutir e comentar assuntos aqui tratados no Blog. SulBRTV se reserva no direito de excluir/revisar quaisquer tipo de comentários que não se encaixam nas normas de boa conduta ou que sejam propagandas, spams, etc. SulBRTV também não se responsabiliza por erros ortográficos nos comentários e pela veracidade dos mesmos. Outras informações em "Termos de Utilização".